Conheça nossa História

Fundação: 1967

O Sr Armando Felix de Oliveira, tendo nascido na cidade de Campo Formoso, Estado da Bahia no dia 6 de Março de 1935, vivia com a sua família, até que um belo dia conheceu a Jesus Cristo e de algum modo quis servi-lo.

Por volta da década de 60, acometido por uma série de enfermidades, impossibilitado as vezes de se firmar em suas pernas, e quase que confinado a cama. Foi quando recebeu a visita do Pr. Agenor Camilo Ramalho, e em conversa falou-lhe que precisava de um dirigente para uma igreja que estava a ponto de quase fechar as portas.

Nesse momento houve um desafio por parte do irmão Armando, que se Deus o curasse, ele iria para a obra, o Pr Agenor C. Ramalho orando com fé, e crendo na vitória, colocando suas mãos na cabeça do irmão Armando e orando por ele. Alguns dias depois vendo o resultado dessa poderosa oração, ele foi curado por Jesus e recebendo assim seu chamado. O Pr Agenor com o irmão Armando foram para Diadema, trabalhar na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil, onde ele permaneceu por um período de tempo. Quando o irmão Armando assumiu a igreja, tinha algumas pessoas, e com a ajuda de Deus e com esforço de seu trabalho a igreja cresceu, e Deus em seu amor abençoou este trabalho.

Tempo depois, a convite do Pr Agenor Camilo Ramalho, o Pb Armando Felix de Oliveira, deveria deixar Diadema e partir para dar inicio num novo trabalho, na cidade de Jaú, interior de S. Paulo.

No mês de Agosto, saiu da cidade de S. Paulo com destino a Mineiros de Tietê, e no dia 27 de Setembro de 1967 fixou sua residência nesta pequena cidade do interior Paulista.

Três meses depois, mudou-se para a cidade de Jaú, com o intuito de dar continuidade em seus trabalhos. A I.C.P.B. em Jaú teve inicio, na residência de uma família no Bairro Santo Antônio. O irmão Rafael Fernandes, tendo conhecido Eduardo Cappe em S. Paulo, e que tinha um irmão, de nome José Cappe que residia no bairro Santo Antônio em Jaú. O Pb Armando, Assunção, Rafael Fernandes, e juntamente com José e Eduardo Cappe foram fazer uma visita na casa de uma família neste bairro onde algumas pessoas se converteram, embora não permanecendo. O Pb Armando tomando a decisão de alugar um salão para continuar os trabalhos de cultos, que nesse tempo já tinha alguma pessoas.

Desse pequeno grupo, tinha a irmã Carmem Fernandes, fiel serva do Senhor e constante na obra, e Sr Gabriel Fernandes, embora nessa época não era ele ainda crente em Jesus, sabendo da existência de um salão na rua Rui Barbosa, foi até lá e alugando-o para a Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil, sendo assim o 1o salão em Jaú.

Na cidade de Mineiros de Tietê, já existia um grupo de crentes, que vinham cooperar com o trabalho de Jaú, e no dia da inauguração vieram de Mineiros de Tietê, um grupo de irmãos, são eles: irmã Georgina, irmão Valdemar e sua esposa D. Aparecida, e outros novos convertidos.

Nesse tempo novas pessoas começaram a freqüentar os cultos, a família dos Frederici, Salvador Frederici, e D. Eliza Frederici e seus filhos, Terezinha Frederici, Iolanda Frederici, Antônio Frederici, Angelina Frederici, Toscana Frederici e também a família do irmão Antônio Dalla, e sua esposa e filha Odila Dalla , o irmão Lourival Júlio e D. Rosa.

Nesse tempo Deus abençoou esse trabalho, operando maravilhas e libertando o povo, nessa época também houve perseguição por parte de uma família de chineses, que vinham a porta do salão com um violão desafinado para atrapalhar os cultos. Por várias vezes, foi pedido a eles para não fazerem isso, até que o Pb Armando autorizou o irmão Antônio Dalla, que chamassem uma viatura policial, para resolver a questão, e o policial convidou-os para irem a delegacia e falar com o Delegado de Policia. O Sr Delegado de Policia determinou ao Pb Armando que continuasse a pregar o Evangelho, e que essa família de chineses não mais perturbariam, citando inclusive o código penal Brasileiro.

Após voltar da delegacia, chegando em sua casa reuniu-se com um grupo de irmãos para orar na sala, onde no momento da oração Deus deu-lhe uma visão, onde poderiam construir um Tabernáculo, e congregar com segurança.

O Pb Armando levantando-se da oração, foi ao lado de sua casa, no local onde Deus tinha - lhe mostrado em visão, encontrou tudo como o Senhor lhe tinha mostrado na visão, inclusive o púlpito feito de uma coluna de cimento, e assim foi construído segundo a visão, e uma semana depois fizeram a inauguração, onde permaneceram até comprar o terreno. O salão ficou alugado apenas três meses, e uma boa freqüência das pessoas e Deus pode então, abençoar nossos irmãos.

A COMPRA DO TERRENO

No dia 5 de Setembro de 1969 foi feito o 1o contrato da compra do terreno, e assim foi iniciado os pagamentos, pela fé da compra do terreno, e logo a seguir começaram a limpeza do terreno e as escavações e também a entrada na planta oficial, conforme o descritivo memorial datado de 17 de Dezembro de 1969, e no dia 23 do mesmo mês receberam o memorial assinado com a planta aprovada.

No mês de Fevereiro de 1970, foi lançada a Pedra Fundamental do Templo, e nesse dia um grande culto abençoado por Deus, e estavam presentes uma comitiva de Santo André, o Pr Benedito Cordeiro, o Pr Leandrim, da Cruzada de Pederneiras e as autoridades locais juntamente com o Pr Armando e um grupo da igreja em Mineiros de Tietê.

Após o lançamento da Pedra Fundamental, deu-se então o inicio da construção da Igreja em Jaú.

Dez de Setembro de 1970 um grupo de irmãos de Santo André, vendo a necessidade da construção, empenharam em ajudar com suas ofertas, são eles:

José Ferreira de Assunção, Antônio Borges, José Francisco de Freitas, Soc. Fem. Pent. de Santo André, Pedro Messias Sobrinho, Ângelo Bartolomeu Mariano, Agenor Cordeiro, Agenor C.Ramalho, Antônio, Agenor de Barros, Salvador da Costa Ferreira, Nivaldo Gomes de Castro, Igreja do Pq Novo Oratório, Gildo Pendão, Igreja do Jardim do Estádio. Todos eles contribuíram com a obra de construção em Jaú, somando uma quantia de 350.00 cz novos ( Moeda da época).

Com essa contribuição de 350.00 Cruzeiros novos (dinheiro da época) o Pr Agenor Camilo Ramalho, entregando-lhe o dinheiro disse-lhe: Agora o irmão complete o restante com sua oferta de fé, e nesse tempo o Pr Agenor confeccionou em sua gráfica, cinco mil envelopes com a expressão "Oferta de Amor" e esses envelopes foram distribuídos por toda a cidade de Jaú, para crentes e não crentes e no final arrecadado foi uma grande benção para a obra de construção em Jaú.

Passado um tempo (6 meses depois) foi marcada o dia da inauguração do salão Comunitário, e da casa pastoral e também onde funcionaria a igreja, e restava ainda muita coisa para ser concluída.

No mês de Novembro de 1970 o Sr prefeito Jarbas Faraco, em uma visita, as instalações do Centro Comunitário, vendo as dificuldades para a conclusão da parte de dentro, e como estava marcado a data para a inauguração, embora também, faltando parte da laje, ele perguntou: Como vai inaugurar faltando um pedaço da laje? E o Pb Armando respondeu: Pela fé? Novamente o prefeito perguntou: Quanto tem para terminar? Não tenho nada disse o Pb Armando. Então o Sr Jarbas deu um documento para ir no deposito Nalan, retirar 30 sacas de cimento,( Nessa época havia uma grande crise de cimento em todo o Pais e quase ninguém tinha). E no dia seguinte, logo cedo, 6.00hs da manhã, para a surpresa do Pb Armando, estacionou (2) dois caminhões grandes de areia, e mais tarde, (2) dois caminhões de pedra, e assim puderam então concluir a construção. E no dia previsto 21 de Novembro de 1970, inaugurou-se o salão do Centro Comunitário e a casa pastoral e o salão onde funcionaria a Igreja, com um grande culto, com a presença do Pr Agenor Camilo Ramalho, o conjunto Alvorada, Pb Erazim, Pr. Leandrin da Cruzada de Evangelização de Jaú e outros obreiros locais, representante do prefeito e outras autoridades. No final de 1975 o Pb Armando Felix de Oliveira, juntamente com sua família, retornam a S. Paulo, deixando um campo fértil, com centenas de pessoas salvas por Jesus, batizadas nas águas, tão certo que cumpriu a carreira que lhe foi proposto nos idos dos anos 60. E assumindo o seu lugar o Pr Antônio Messias no dia 6 de Novembro de 1975. No mesmo ano de no mês de Novembro o Pr. Antônio Messias, tendo já organizado o trabalho da Sociedade de Senhoras que naquela época completava o seu 1 aniversário, tendo na direção desse trabalho a esforçada Maria José Granada, que junto com suas cooperadoras, Carmem Paganote, Maria Francisco Bento, Maria Rossler, Ana Felipe Messias, promoveram grandes trabalhos, para Glória de Jesus. Nessa época também foi organizado o trabalho da mocidade, que estava a frente desse trabalho a jovem Antônia Aparecida Viegas, que no mês de Agosto de 1975 foi batizada com o Espirito Santo, a jovem Rosalina Fátima Granada, Terezinha Silvestre, Rosa Vendramini, e outros.

No final de 1975, o Presb. Armando, juntamente com sua família, retornou a São Paulo, deixando um campo fértil, com mais de 160 membros, certo de que cumpriu a carreira que lhe foi proposta nos idos dos anos 60/70 . Assumindo o seu lugar o Pr. Antônio Messias no dia 6 de novembro de 1975. Pastorearam também a igreja em Jaú o Pr.Vicente Cavalcanti 1982 a 1986, o Pr. Antonio Santos –- Presb Sauro e o Pr. Mizael Dias. No final de novembro de 1993, o Pr. Agenivaldo Almeida Silva assume a direção da Igreja, enviado pela Igreja de Mogi Guaçu ,ficando na direção da igreja até 2002 – Assumindo depois o Pr.Josias Soares – Pr.Noraci e Pr.Renato e em janeiro de 2014 assume a direção da Igreja o Pr. Helder Rosa e família.

O Ano de 2020 e 2021 tivemos muitas perdas devido a pandemia da COVID19, e nosso saudoso Pr Helder Rosa foi um dos que aprouve o Senhor recolher. Momentos difíceis foram para toda igreja pela saudade e preocupação com a obra do Senhor.

Mas Deus tem seus planos, e eles são maiores que o nossos. Da cidade de Cachoeira de Minas -MG do campo de Sta Rita do Sapucaí, Deus levantou o Pr Marcio Augusto com sua esposa Fabiana e filha Micaella, para pastoriar a histórica igreja de Jau. No dia 29 de agosto de 2021 com a presença do Superintendente Nacional Reverendo Daniel Silva, Presidente da Região Mogiana Pr João Evangelista, Secretario do Serep Pr Wilson Matias e o Secretario Internacional de Missões “SIM” Pr Fernando Brandão, empossam o novo pastor do campo, Pr. Marcio Augusto para continuar a desbravar a seara do Senhor.


@.Histórico escrito e redigido por Pr. Agenivaldo Almeida Silva – ano de 1999 – Atualizado em Novembro de 2020